(41) 3014-4040 / [email protected]

 

Notícias

09/04/2025

Em evento do GCB, médico fala sobre a importância de identificar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Durante evento realizado pelo escritório Gomes Coelho & Bordin a respeito das mudanças na NR-1, o médico e diretor executivo da Livon, Rodrigo Tanus, falou sobre a importância da identificação dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

“Nossa saúde é determinada pelos determinantes sociais, pela genética, pela renda, por onde moramos, como nos alimentamos… E tem um determinante social pelo qual a empresa é responsável, que é o trabalho”, explicou Tanus. Ele pontuou que há ferramentas com validação científica para identificação de riscos,
que aos poucos serão adaptadas ao Brasil.

Segundo o médico, a pesquisa sobre os riscos psicossociais precisa ser feita de maneira anonimizada para ser mais fidedigna. Os colaboradores não devem responder sobre a própria saúde mental. Vão responder sobre a relação com a liderança e com colegas de trabalho.

Tanus elencou quatro pontos que são fundamentais nesse processo:

  • Ferramentas por meio das quais, continuamente, os colaboradores poderão colocar os pontos críticos. Quanto maior os riscos, mais vai ser preciso monitorar;
  • Treinamento das lideranças para que saibam identificar os riscos e compreendam os tipos de assédio que podem ocorrer e como evitá-los;
  • Participação do setor de recursos humanos no processo. É preciso envolver os gerentes do capital humano. “Tratem isso como algo estratégico”.
  • Comunicar o mercado.

“Desde o processo de recrutamento e seleção até o adoecimento do colaborador, há uma distância longa. E muitas vezes a empresa perde oportunidade de prevenção”, destacou o médico.

Sobre o evento

O escritório Gomes Coelho & Bordin realizou nesta quinta-feira (3/4) o evento “Gestão de Riscos Psicossociais: Mudanças na NR-1 e estratégias para a sua empresa”. Em formato de talk show, o encontro foi moderado pelo sócio Luís Alberto Gomes Coelho e contou com a participação da consultora em gestão de saúde corporativa e diretora executiva da MedH, Ana Luisa G. Coelho Seleme; do chefe da Seção de Relações de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Favaro Busnardo; e do médico e diretor executivo da Livon, Rodrigo Tanus.

Compartilhe:

Voltar

Compartilhe no WhatsApp